Bebês · Para as mamães · Saúde

Minha filha teve reação a amoxicilina!!!!

Olá meus queridos!!!!

Hoje vamos fala de saúde?

No dia 26/03/2017 levamos nossa filha na emergência em uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), aqui no Parque Marajó no Município de Valparaíso. E não,minha filha, assim também como meu filho não têm plano de saúde… Infelizmente os nossos planos de saúde não cobrem nossos filhos. Os Sindicato dos Rodoviários em Brasília, onde meu esposo trabalha, pôs novamente na pauta o plano de saúde cobertura para os filhos. Torcendo para que saia a afirmativa dos empresários ao favor das nossas crianças!!!!

Mas vamos voltar ao assunto… Nossa bebê estava com muita febre e o corpo empolou por causa da temperatura corporal. A pediatra examinou e disse que ela estava com um quadro viral e receitou 4mls de Amoxicilina de 8hs em 8hs por 10 dias, disse ainda que era para controlar a febre com dipirona por cinco dias se ocorresse. Se a febre persistisse por mais de 5 dias, era para retornar.

Começamos a administrar o antibiótico na segunda feira dia 27/03/2014, nas horas recomendadas pelo médico; isso até dia 04/04/2017 quando meu esposo me liga falando que nossa filha estava toda empoladinha nas pernas, braços e maçãs do rosto. Logo pedi que me mandasse foto para vê extensão do problema e ainda perguntei se estava com febre, molinha e vomitando. Graças a Deus que não!!!!

Meu esposo amenizou bastante sobre a aparência da lesão… Oooolhaaaaa.

Quando retorno do trabalho me deparo com isso!!!!! 😦

Claro que fui parar na emergência de novo!!!! O médico que a examinou, pediu para suspender a amoxicilina e observar por mais três dias. Não receitou mais nada para vê como o organismo dela reagiria, uma vez que ela não estava febril, estava se alimentando, ingerindo bastante líquido e não estava apática. Ele disse que com certeza não seria reação a penicilina, senão a resposta seria  na primeira dose da medicação. De repente, foi ao corante ou a outro componente da fórmula. Precisaria de uma investigação mais detalhada para isso.

Vão mais fotos para detalhamento melhor das lesões.

Então com 3 dias a pele dela estava novinha em folha!!! Graças a Deus que o profissional da sáude deu o diagnóstico correto.

Como Talyta não havia, tomado este antibiótico, não tinha como sabermos que a reação viria… Infelizmente bebês são uma caixinha de surpresa, temos que está atentos ao que corpinho delas nos diz.

Aqui tem mais informações sobre essa reação:

 A Amoxicilina é basicamente um antibiótico pertencente ao grupo das penicilinas. O antibiótico impede o crescimento bacteriano. Apesar de amoxicilina trabalha para curar infecções comuns em crianças, pode provocar alterações indesejáveis no organismo, vulgarmente designado por efeitos colaterais.  Os efeitos que podem ocorrer em crianças são geralmente leves  não sendo  um motivo de preocupação.
Na maioria dos casos, as crianças  não sofrem quaisquer efeitos secundários graves. Normalmente, desaparecem dentro de alguns dias sem qualquer intervenção médica. 

Alguns efeitos colaterais da Amoxicilina em crianças pequenas:

  • Diarréia
  • Náuseas
  • Dor abdominal
  • Vómitos

A criança pode ter  alguns episódios de diarréia durante o tratamento com amoxicilina.. Entretanto, a diarréia geralmente pára em um dia ou dois. Com o aparecimento da diarréia, o desejo de comer alimentos também podem reduzir substancialmente. Em outras palavras, perda de apetite pode ocorrer devido à diarréia em crianças. No entanto, se a diarréia agrava ao longo do tempo e dura mais de 3-4 dias, é aconselhável falar com um médico.

Há alguns efeitos colaterais que não podem  ser ignorados,  uma vez que pioram a curto prazo e por isso requerem atenção médica urgente. Assim, se qualquer destes efeitos secundários indesejáveis aparecem (mencionados abaixo), é necessário levar a criança ao médico.

Reação alérgica
  Se aparecerem erupções durante o tratamento com o antibiótico é uma indicação de que o filho é alérgico a este medicamento. Esta é uma reação alérgica moderada, mas a consulta imediata com o médico é uma obrigação.  Geralmente afeta a pele facial e pode  manifestar-se como áreas de bolhas que coçam terrivelmente.
 A alergia à penicilina se manifesta de forma imprevisível e variada, desde sintomas discretos até quadros potencialmente fatais, sendo descritos:
Erupção na pele – também chamada de “rash” cutâneo, caracterizado pelo aparecimento de “pintinhas” ou lesões rendilhadas e avermelhadas na pele.;
– Coceira –em geral intensa;
– Placas de urticária;
– Inchação de lábios, pálpebras e face;
– Casos graves poderão evoluir com envolvimento de múltiplos órgãos e sistemas do organismo, manifestando-se com sintomas graves e variados: asma (broncoespasmo), rinite, sintomas gastro-intestinais, alterações cardiovasculares,etc.


Manifestações Clínicas:As manifestações clínicas da alergia à penicilina podem ser classificadas de acordo com o tempo decorrido entre o uso do medicamento e o aparecimento dos sintomas, sendo denominadas como: Imediatas, Aceleradas ou Tardias.

-Reações Imediatas: são as mais graves, ocorrendo na primeira hora após o uso.
Acompanham-se de: coceira intensa, placas de urticária, rubor, ou ainda de edema na laringe (glote), falta de ar, cólicas abdominais, arritmia cardíaca e, mais raramente, choque anafilático.

-Reações Aceleradas: Ocorrem entre 1 e 72 horas após o uso do medicamento, podendo cursar com urticária, angioedema, coceira intensa ou evoluir para forma mais grave e morte.

-Reações Tardias: São reações freqüentes e benignas, surgindo após 72 horas ou mais, com erupção na pele (rash). Quadros graves ocorrem mais raramente.

Essas informações estão disponíveis neste blog.

Abraços a todos!!!

Anúncios

2 comentários em “Minha filha teve reação a amoxicilina!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s