Bebês · Para as mamães

MOLUSCO CONTAGIOSO – Dermatite atópica

O que é e como se pega?

images (1)

Os bebês e crianças sofrem com algumas doenças, que acredito ser pela baixa imunidade dos pequenos… Dentre elas, temos as doenças que atacam a saúde da pele. Isso ocorre com muitas crianças pelo menos uma vez na vida. Tem os problemas com vírus que afetam a derme, este é o caso do molusco contagioso.

Este problema pode afetar bebês e também crianças, por isso que é necessário saber não somente o que é, mas também como se dá o contágio e quais as maneiras de curá-lo.

Para começar, temos que saber que o molusco contagioso é uma infecção viral que ataca a pele e que aparece na derme como pequenas protuberâncias parecidas com verrugas.

Esses pequenos caroços ou pequenas erupções não duram muito tempo na pele, mas é importante que saibamos a tempo do que se trata e como podemos solucioná-lo. Podem ter um aspecto rosado ou inclusive da mesma cor da pele, que se vê ligeiramente mais inchada.

É bastante comum em crianças de pouca idade e normalmente essas ‘verrugas’ saem quando nossos filhos entram em contato com objetos ou pessoas que estejam contaminadas pelo vírus do molusco contagioso, como, por exemplo, roupas, brinquedos, algo que esteja no chão, ou por pequenas lesões na pele. Também podem contraí-lo em piscinas, um lugar onde o vírus se concentra de forma habitual.

Fonte: Guia Infantil

Minha filha apareceu com uns carocinhos semelhantes na área da virilha e me preocupei bastante, pois nunca tinha visto algo parecido. Então continuei higienizando, mantendo bem limpo e seco o local. Aguardei por alguns dias e foi desaparecendo pouco a pouco. No dia da consulta de rotina, mostramos à pediatra e foi constatado que era Molusco Contagioso. Fomos orientados a aguardar até que desaparecesse tudo. Se com o tempo o número de verrugas aumentasse, que retornássemos para realizar algum tipo de intervenção.

images (2)

Ainda que em alguns casos se recomendem deixar que o molusco contagioso desapareça por ele mesmo, como se trata de uma infecção cutânea é mais recomendável um tratamento médico.

As formas de curar este problema são várias durante a consulta médica: uma parte dos pediatras opta pela intervenção com bisturi dentro da verruga em questão, mas também se pode proceder com a opção de raspar com um instrumento afiado na área afetada em questão.

Por último, também é frequente o tratamento através de cremes ou pomadas com substâncias químicas para que a erupção cutânea desapareça.

images (5)

 

Procure sempre verificar a pele de seu bebê, o molusco pelo que constatei, aparece em áreas escondidas e abafadas, como na axila, na dobra posterior da perna, na virilha e pescoço. Mas claro que podem acontecer em outras áreas da pele também. Digo isso, pois as mamães que conheço e que os filhos delas tiveram o mesmo histórico de minha filha, foi nestas áreas que mencionei que houve o aparecimento.

Talyta ainda em observação…

Até mais!!! beijinhos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s