Família · Para as mamães

Primeiro resfriado, como agir.

Oi mamães,

Quem está ou já esteve aflita por causa do 1º resfriado do seu bebê?

images (3)

Essa semana estou passando por isto…

E com esta mudança de tempo aqui em Brasília, os nossos bebês sofrem bastante e então ficam bem gripadinhos.

Talyta, no início não tossia durante o dia… bem certo também que não estava comendo equivalente ao que comia no cotidiano. Mas de uns dois dias que ela estava assim, à noite ela começou a tossi muitoooooo… Que engasgava e  vomitava a última mamadeira toda e sem falar que vinha a febre para a companhar e deixar tudo ainda pior.

#desesperoooo

images (1)

É angustiante acompanhar o primeiro resfriado de nossos filhos, todo o desconforto que sofrem (fungado, dificuldade ao amamentar e febre às vezes). O Pediatra disse , para eu me acalmar… Ooooolhaaaa… Difícil!!!!!

Segundo ele, os bebês de 0 à  2 anos tem vários resfriados nesta fase… Para nos acostumarmos com isso.

Mas quem se acostuma em vê seu filho dodói? Eu hein!!!!

Como trabalho, não estou acompanhando esta fase durante o dia, mas monitoro quase que toda hora ligando para minha mãe, que graças a Deus está cuidando  da minha  filha com o mesmo ou talvez maior zelo e carinho que eu.

Então coitada da minha mãe, ligo várias vezes ao dia!!!!

O que é?

O resfriado é uma infecção das vias respiratórias superiores, causada por vários tipos de vírus. O modo de contágio mais comum é através de gotículas de saliva , quando alguém espirra, libera as gotículas no ar, e elas são aspiradas por outra pessoa.

O vírus também pode ser transmitido pelo contato das mãos, portanto sempre lave bem as mãos com água e sabão depois de assoar o nariz.

Então, de certa forma é impossível evitar que nossos filhos peguem um resfriado. Mas cedo ou mais tarde isso vai ocorrer e temos que nos preparar para isto.

Quando resfriado, o bebê pode ter febre. Pode apresentar tosse, olhos vermelhos, nariz escorrendo e dor de garganta. A criança costuma ficar irritada e sem apetite. Quando têm menos de 6 meses, os bebês têm dificuldade de mamar se estiverem com o nariz entupido. É o caso da Talyta…

O que fazer?

 

Não há muito o que se fazer…

Segundo o pediatra, só orientações para deixar os nossos filhos mais confortáveis durante este período que se estende de 3 à 7 dias:

  • Colocar uma toalha dobrada em baixo do colchão do berço do lado da cabeça para elevar o tronco (o corpinho do bebê vai ficar mais inclinado), isso diminui o congestionamento nasal;
  • Pingar gotas de soro fisiológico no nariz;
  • Fazer nebulização com soro fisiológico ( eu uso 5 ml de 6 em 6 horas). Isso ajuda a hidratar  as vias aéreas e solta o catarro que está preso.
  •  Xarope receitado pelo pediatra de seu filho. Nunca jamais administrem xaropes sem orientação médica. Por  mais naturais que possam ser, estes xaropes podem agredir os pulmões dos bebês e aí o problema pode agravar mais.

Espero ter ajudado vcs com minha experiência recente.

Abraços e melhoras para nossos bebês!!!!

Deixe um comentário

